sábado, 3 de julho de 2010

UP OR DOWN?

93! terça-feira 07/04/09


With myself, listening the boogie, the dropout boogie.

Agitado ou calmo?
Estressado ou despreocupado?
Futuro ou passado?
Rápido ou devagar?

Veja bem, estou me sentindo bem rápido agora, tão rápido que tive que fazer um verdadeiro ritual para me sossegar na cadeira e escrever. Mas digo a vocês, já disse antes, que: “estou tendo uma ótima idéia, mas estou com preguiça de escrevê-la” ou “botá-la em prática”.
Está marcado o duelo. Se, por um lado sou todo ação, produtivo feito uma máquina, no outro lado do ringue(e em outro lugar no espaço/tempo) sou criativo e observador...e gora, quem vencerá? O rápido produtivo e “atropelador” ou o cuidadoso criativo, porém preguiçoso? Eis aí uma briga tão boa quanto: transgênicos vs. orgânicos; Charles Darwin vs. Deus; Gravidade Quântica vs. Teoria das Supercordas; Einstein vs. Bohr ou Liberalismo vs. Intervencionismo.
Quando estamos numa pilha(estresse mesmo, mesmo que em níveis menores, de preferência) nós ficamos agitados, preocupados, ágeis, “aríscos”, rápidos e extremamente produtivos, pela ansiedade(talvez por isso que grande parte dos escritórios são assim, pressão total!). Somos quase como soldados entorpecidos pelo calor da batalha e pelo cheiro esperançoso da vitória.
Por outro lado nós nos encontramos calmos, pacientes, pés-no-chão(ao contrario do outro lado impaciente, sonhador e desmedido) também nos apresentamos criativos, simpáticos e amigáveis, descontraídos, confortáveis com a tranqüilidade. Ao mesmo tempo este lado carrega defeitos como despreocupação em demasia, preguiça, falta de competitividade(característica em alta nos dias de hoje) e complacência(não só com as pessoas mas com os próprios erros).
Acho que essa é uma grande balança que nós temos e que, hoje em dia tem nos despertado mais para sua existência. Há dias em que estamos calmos e há dias em que estamos estressados. Há muito escutamos e comprovamos que felizes fazemos mais. Porém, uma nova corrente cientifica defende o estresse como fator motivador(no sentido “impulsivador”) tanto quanto aliado da evolução em casos que despertam nosso raciocínio lógico e as decisões rápidas.

93,93/93

Nenhum comentário: